Estamos felizes pela decisão de vocês em realizar a cerimônia de casamento em nossa Igreja. Sabemos que muitos casais têm dúvidas nesse momento importantíssimo e nos colocamos à disposição para ajudar vocês.
1- O QUE É O MATRIMÔNIO PARA A IGREJA ANGLICANA?
“O Matrimônio cristão é um pacto solene e público entre um homem e uma mulher na presença de Deus. Na Igreja Anglicana exige-se que, pelo menos, um deles seja batizado; que não menos de duas pessoas sirvam de testemunhas à cerimônia; e que o casamento esteja de acordo com os Cânones desta Igreja e com as leis do país”.
Livro de Oração Comum
2- QUAL É A ORIENTAÇÃO PASTORAL SOBRE O CASAMENTO?
O Ser Humano não foi feito para viver só, mas em comunidade. O Matrimônio é uma mostra desse conviver em comunidade. É antes de tudo um estado de crescimento, ajuda mútua e de testemunho do amor divino. Ele não se fecha em si mesmo, mas abre para o anuncio do Evangelho a todas as pessoas. A união entre duas pessoas é um exemplo de comunhão em uma sociedade marcada por uma competitividade que fragmenta e empobrece as relações.
O casamento não começa propriamente na Igreja, mas no momento em que o homem e a mulher planejam unir-se, e juntos pedirem as bênçãos de Deus para suas vidas. A cerimônia religiosa apenas irá coroar os desejos e intenções do casal. A espiritualidade do casal vivenciada e cultivada desde o início dará de fato todo sentido ao cerimonial. Também é essa espiritualidade que no futuro dará suporte ao longo da vida do casal.
Para nós esse Rito Sacramental apresenta em si sinais que edificam o casal espiritualmente: a solenidade das promessas, a troca das alianças e a união das mãos representam o sinal externo. Já a Bênção Divina almejada pelo casal representa o sinal interno.
A cerimônia de casamento é baseada no Ofício de Matrimônio através do seu Livro de Oração Comum de uso por todas as paróquias brasileiras. Assim, nossas celebrações são sempre cercadas pela beleza do cerimonial, pela seriedade do ato e também da espiritualidade requerida para a ocasião.
3- QUAIS PASSOS A SEREM TOMADOS PARA VIABILIZAR A CERIMÔNIA PELA IGREJA?
O casal deve marcar uma entrevista pastoral com o ministro religioso comunicando o desejo de realizar o casamento. O ministro religioso considerando a entrevista realizada tomará as devidas providências caso ele não encontre impedimento para realização do Oficio de Matrimônio. Este Santo Sacramento deve ser realizado preferencialmente na Igreja, mas pode ser realizado também em buffet, sítio ou outro lugar apropriado.
A DOCUMENTAÇÃO:
a) preencher e assinar ficha de registro fornecido pela igreja;
b) apresentar carteira de identidade ou equivalente;
c) certidão de batismo;
d) certidão de habilitação para casamento (ou certidão de casamento civil);
e) Por decisão favorável do bispo diocesano podem casar os divorciados, de acordo com a lei civil.
A partir do ano de 2009 podem casar-se também as pessoas que possuam o Contrato de União Estável de acordo com a Lei Civil, desde que já estejam em união no momento em que procurarem pela igreja.
4- A IGREJA ANGLICANA REALIZA O CHAMADO SEGUNDO CASAMENTO?
“Certos casamentos são tão irreversivelmente destrutivos que o divórcio será a única esperança de salvar qualquer coisa de construtivo. Divórcio representa o fracasso de um relacionamento, mas não se justifica consolidar o dano ficando juntos numa interação prejudicial à pessoa, (o que muitas vezes é casamento só de nome)” Howard Clinebell (1998).
O divórcio então surge como o último recurso, depois de esgotados todos os meios de superação da crise matrimonial, para resguardar a dignidade de cada pessoa do casal. Uma segunda chance é possível para ambos construírem outra relação de forma sadia com a Bênção de Deus.
A Igreja Anglicana propicia através dos sacramentos e do aconselhamento uma pastoral acolhedora a todas as pessoas que sofreram com o divórcio e desejam uma outra oportunidade. A Igreja tem uma postura auxiliadora e não de juíza. O ato religioso deverá ser cercado de mais cuidados. Além da conversa pastoral com o casal, serão necessárias as documentações que demonstrem a legalidade para poder realizar o segundo casamento.
5- PODE SER REALIZADO UM CASAMENTO RELIGIOSO COM EFEITO CIVIL?
Nos termos da lei federal nº 6015/73 é possível realizarcasamentos religiosos com efeito civil, ou seja, o ministro que estiver oficiando o casamento religioso fará também o civil. No entanto, os noivos obrigatoriamente, devem levar o requerimento expedido pela Igreja e solicitar o casamento religioso para efeito civil, no cartório do seu domicílio.
6- COMO OCORRE O ACOMPANHAMENTO PASTORAL AOS NOIVOS?
Com certeza vocês desejam que a cerimônia seja bela e significativa, mas para isso acontecer, recomendamos que participem por um período estabelecido nas celebrações litúrgicas (cultos ou missas). Caso o ministro religioso achar necessário poderá paralelamente marcar entrevistas com os noivos para conhecê-los melhor. Todas essas ações contribuem para aproximar o sacerdote e os noivos, possibilitando uma cerimônia única na vida deles. A diferença se dá nos detalhes observados.
Visita no Lar
A título de sugestão, sendo desejo do casal, o sacerdote poderá fazer uma visita para abençoar a sua residência, e também, de uma maneira menos formal, ouvir suas expectativas e preocupações quanto ao casamento e a cerimônia religiosa. Esse momento é muito importante para que haja a sintonia necessária entre sacerdote e noivos.
7- PARA SE CASAR NA IGREJA ANGLICANA É NECESSÁRIO SER MEMBRO?
A única exigência religiosa feita é que um dos noivos seja batizado. Por ser a Igreja Anglicana essencialmente ecumênica, poderemos disponibilizar o nosso templo para a cerimônia de casamento oficiada por ministros de outras Igrejas Cristãs, desde cumpridas as exigências canônicas.
8- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Seu enlace matrimonial receberá a bênção de Deus, por isso, é uma cerimônia que merece todo o seu cuidado e planejamento. Nossa Igreja possui o curso de noivos de modo diferenciado e personalizado, através de uma proposta de acompanhamento do casal, por isso pedimos a gentileza que os noivos frequentem o número de celebrações estabelecidas pelo sacerdote no momento das entrevistas. Isso será pensado conjuntamente, levando-se em conta a data da cerimônia e o local onde os noivos residem. Dessa forma vocês estarão demonstrando o devido interesse pela presença de Deus em suas vidas, além de favorecer a sintonia necessária que deve haver entre os noivos e o sacerdote para a realização da cerimônia.
Desde já, nos colocamos à sua inteira disposição para uma consulta, oração e os devidos procedimentos.
Deus vos abençoe,
Reverendo João Bôsco
Igreja Anglicana Tradicional do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário